6 filmes e séries de distopia para você assistir

Se você prestar bem atenção, vai perceber que temos várias opções de distopias para consumir, sejam elas em forma de livros, filmes ou séries. Se ainda não sabe o que é isso, vou explicar para você.

Distopia é uma história que o final conta com uma lição. Ela representa um estado fictício em que ocorre opressão, regime ditatorial, autoritário ou, no geral, coisas que afetam a vida dos indivíduos de forma extrema, em que a sociedade tem que se adequar ao ambiente que sofreu com essas consequências. O contrário do que acontece na utopia, onde a sociedade vive em paz, vive em um sonho, uma ilusão em que tudo é perfeito para o bem-estar de quem nela vive.

Assim a distopia é representada em algumas obras. Listei alguns filmes e séries que tratam do assunto para você assistir.

Black Mirror - San Junipero. Na imagem estão duas amigas sentadas  e abraçadas.
Black Mirror – San Junipero

Wall-E

Acredito que Wall-E seja um filme que fez parte da infância de muita gente. A animação da Disney-Pixar mostra um robô chamado Wall-E, que foi criado para limpar a Terra que está coberta por lixo. O filme se passa no ano de 2800 e a população vive no espaço, em uma nave que se chama Axiom. Wall-E acaba se apaixonando por outro robô, EVA, que foi enviado para a Terra para procurar sinal de vegetação. O filme mostra como o consumismo afetou o nosso planeta a ponto da população não poder morar mais aqui por conta da enorme quantidade de lixo que foi produzida, e a falta da vegetação como uma das consequências.

Wall-E

The Handmaid’s Tale

Uma história baseada no livro de Margaret Atwood e traduzida no Brasil como ‘O Conto da Aia’, a série relata um futuro próximo onde a poluição (mais uma vez) afeta o mundo todo e causa problemas de fertilidade. Então um regime totalitário é instituído nos Estados Unidos, que passa a se chamar República de Gileade. Baseado em uma passagem bíblica, os homens têm o total poder e as mulheres são dominadas, não podem ler, escrever, dar opinião em assuntos sérios e as poucas mulheres que são férteis tornam-se propriedade do estado, servindo as famílias dos líderes, e são estupradas (em nome do Senhor) para que o filho gerado seja entregue a família a qual ela serve.

The Handmaid’s Tale

Mad Max

Antes de assistir pela primeira vez, eu não sabia do que esse filme se tratava. Percebi que era uma distopia quando, em Mad Max: Estrada da Fúria, único que assisti até agora, eles falavam algo do tipo “Quem acabou com o mundo?” Daí a confirmação veio ao longo do filme.

Mad Max mostra um mundo pós-apocalíptico e totalmente deserto em que as pessoas lutam para sobreviver, a falta de água é um dos problemas sérios. Max perdeu seu filho e sua esposa e vaga agora em busca de paz, até conhecer a Furiosa, que está fugindo da Cidadela e do Senhor da Guerra com outras mulheres para a sua terra natal. O exército é reunido para ir atrás das fugitivas.

Mad Max: Estrada da Fúria

Jogos Vorazes

Franquia baseada nos livros de Suzanne Collins, a história também se passa onde era a América do Norte, que agora está dividido em 12 distritos e tem como distrito principal a Capital. Panem possui um regime ditatorial que cuida dos distritos de acordo com o que eles produzem. Uma das coisas que acontecem nesse novo país são os Jogos Vorazes, de muita violência, em que duas pessoas de cada distrito, uma menina e um menino, são sorteados para participar e eles devem lutar até a morte até só restar um participante. Os jogos acontecem anualmente e são televisionados para o entretenimento da população. Já falei um pouco sobre a personagem principal, Katniss, nesse post aqui.

Jogos Vorazes

Black Mirror

A série da Netflix é de bastante sucesso. Possui um formato diferente, se comparado as outras, em que cada episódio possui uma história própria e não precisa de outro episódio para se completar. Black Mirror mostra uma sociedade avançada tecnologicamente em que as pessoas mudam a sua personalidade e vida por causa da tecnologia, seja de uma forma satírica ou obscura.

Black Mirror

Laranja Mecânica

Esse é um dos filmes considerados clássicos e baseado no livro homônimo de Anthony Burgess, lançado em 1962. A história acontece na Grã-Bretanha e mostra a vida de Alex, sociopata que gosta de músicas clássicas e ultraviolência. Líder de uma gangue que usa a violência como diversão, ele acaba sendo submetido a uma reabilitação através de um tratamento experimental do governo em que a pessoa é drogada e obrigada a assistir, presa em uma cadeira, cenas de violência.

O filme, dirigido por Stanley Kubrick mostra diversas cenas de violência, além de retratar assuntos como política e economia.

Laranja Mecânica

Esses foram alguns dos filmes e séries sobre distopia, mas a indústria cinematográfica conta com muito mais. Quem sabe não sai uma parte dois dessa lista?!

Comentários do Facebook

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *