7 mulheres destemidas do cinema

Nós não merecemos apenas flores, não é? As mulheres merecem muito mais do que isso. Se antes era mais comum encontrar homens como os protagonistas, os mais fortes e inteligentes nas séries e nos filmes, agora podemos mostrar que não é bem assim.

Não queremos ser apenas representadas com os padrões de beleza que a sociedade impõe, mas também queremos mostrar que somos lutadoras, destemidas, líderes e brilhantes. Por isso, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, separei algumas personagens marcantes do cinema para você, mulher, se inspirar. Confira!

Katherine Johnson, Estrelas Além do Tempo

Todas as três personagens do filme Estrelas Além do Tempo merecem os melhores elogios. O filme foi inspirado na história real de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan, e Mary Jackson, que trabalharam na NASA nos anos 60. Mas nesse post irei focar na Katherine Johnson, que conseguiu se sobressair em um ambiente que não era acolhedor para ela, principalmente por se tratar de uma época em que as mulheres ainda não tinham muitos direitos e não eram muito bem vistas em posições importantes. Ela conseguiu defender a si mesma e ajudar outras pessoas um exemplo emocionante de equilíbrio e perseverança.

Hermione Granger, Harry Potter

Quem assistiu aos filmes de Harry Potter sabe que ele e o Ron Weasley não seriam nada sem a ajuda de Hermione, inclusive sem ela Harry já teria virado pó logo no primeiro filme. Com ela, eles tinham alguém que desafiava as suas habilidades e os salvava do perigo. A determinação de Hermione para ser uma aluna exemplar, dá às meninas da vida real a liberdade de ser inteligentes e fortes quanto ela.

Mulan, Mulan

Há músicas cativantes e temas familiares neste amado filme da Disney, é claro, mas também é um filme sobre o empoderamento feminino. Depois que Mulan se apresenta como um soldado do sexo masculino para salvar seu pai de se alistar no exército chinês, ela se prepara para uma guerra iminente entre os colegas que primeiro a veem como fraca, e depois, como igual. Logo depois, Mulan prova ser uma líder indispensável e de raciocínio rápido, e isso não muda quando seu verdadeiro gênero é revelado.

Katniss Everdeen, Jogos Vorazes

Quando Katniss Everdeen se voluntaria como tributo para salvar sua irmã de lutar até a morte em Jogos Vorazes, esse acaba por ser o início de sua jornada como uma forte e obstinada sobrevivente em meio a uma competição de vida ou morte. Katniss agora tem que confiar em suas habilidades passadas como caçadora e formar alianças com outros participantes, a fim de sobreviver, mas nem sempre é claro se ela está tomando as decisões certas.

Miranda Priestly, O Diabo Veste Prada

Quando o título do filme é O Diabo Veste Prada e Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep, é o chamado demônio, pode ser um desafio vê-la como algo diferente de um vilão a princípio. Mas não se engane, Priestly é o tipo de chefe que você gostaria de sair da faculdade (ou em qualquer outro momento de sua carreira). Ela chegou ao topo de uma indústria acirrada, espera o melhor das pessoas ao seu redor e não incentiva a nova garota, Andy, a ficar confortável em seu trabalho. É por causa das altas expectativas de Priestly que Andy é capaz de ter sucesso e, finalmente, criar a confiança de que precisava para descobrir o que é melhor para ela.

 Ellen Ripley, Aliens

A melhor coisa sobre o personagem de Ellen Ripley na franquia Aliens é que ela nunca estava adepta para aprovação do público. Ela faz o seu trabalho em roupas que se adequam a ela e não se importa se é vista como agressiva, rude, suja ou sem maquiagem. No filme original, Ellen está em uma nave espacial chamada Nostromo quando ela e sua tripulação são despertadas por uma transmissão misteriosa. Após o pouso, uma criatura é descoberta no navio e mata todos a bordo, exceto ela.

Merida, Valente

Uma habilidosa arqueira chamada Mérida escolhe seu próprio caminho na vida, desafiando os poderosos clãs escoceses e seus líderes. Ela vai a procura de um conselho, que não apenas se recusa a ajuda-la, mas também impõe um perigoso feitiço sobre Mérida. Esta jovem princesa tem que confiar em sua própria bravura para frear a poderosa maldição.

Essas foram algumas das milhares de personagens inspiradoras para todas nós. Hoje é o Dia Internacional da Mulher e precisamos mostrar que somos mais do que podemos ser.

Traduzido e adaptado: Bright Side

Comentários do Facebook

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *